De acordo com a entidade, os dados representam um ligeiro retrocesso em relação a junho de 2020, quando a taxa de desemprego na zona do euro era de 8 por cento e no bloco comunitário em 7,3.
De acordo com as estimativas do Eurostat, cerca de 14.900.000 de pessoas estavam desempregadas na UE no sexto mês do ano e, destas, cerca de 12.500.000 milhões estavam em países que partilham o euro.
Em relação a maio, o número de desempregados caiu 487.000 indivíduos na UE e 423.000 na Zona Euro em junho.
Enquanto a taxa de desemprego entre os menores de vinte e cinco anos foi de 17% no total de vinte e sete anos e de 17,3 na zona do euro em ambos os casos seis décimos menos em relação ao mês anterior
No caso das mulheres na União Europeia, passou de 7,7% em maio para 7,5% em junho, enquanto na área do euro o desemprego ficou em 8,2.
O Eurostat referiu que os dados publicados neste dia se baseiam nos critérios da Organização Internacional do Trabalho, segundo os quais uma pessoa é considerada desempregada quando procurou ativamente emprego nas últimas quatro semanas e pode começar a trabalhar nas duas semanas seguintes.
A entidade acrescenta que a pandemia Covid-19 e as medidas aplicadas para combatê-la geraram um ‘aumento acentuado no número de pedidos de subsídio de desemprego’ na UE.
mem / tdd / mmd