23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ministro Bruno Rodríguez exige fim da guerra fria contra Cuba

Ministro Bruno Rodríguez exige fim da guerra fria contra Cuba

Havana, 30 jul (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores Bruno Rodríguez confirmou hoje que não há motivo para manter políticas da Guerra Fria contra o país caribenho aderindo à convocação internacional Let Cuba Live (Deixemos Cuba Viver).

Em mensagem em sua conta oficial no Twitter, o ministro destacou que os Estados Unidos também carecem de desculpas para aplicar medidas coercitivas de sufocação econômica contra o povo cubano em meio à pandemia de Covid-19.

Também não há justificativa para manter o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto por Washington por quase seis décadas, afirmou.

Segundo autoridades cubanas, a ilha é alvo de uma guerra simultânea: midiática, simbólica, econômica, política, todas conectadas pela revolução tecnológica, que agrava a violência nos espaços digitais e espalha notícias falsas em escala global para distorcer a realidade e estimular desestabilização.

Rodríguez recentemente acusou o governo dos Estados Unidos de estar diretamente envolvido nos distúrbios ocorridos no país em 11 de julho.

Havana também condenou a persistência do bloqueio, que se agravou com 243 medidas adotadas durante o governo Donald Trump (2017-2021), 55 delas em meio à pandemia.

Nestes dias, mais de 400 artistas, políticos, intelectuais e ativistas de todo o mundo enviaram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo o fim do cerco e as disposições coercitivas unilaterais contra Cuba.

O texto, publicado no The New York Times, constitui uma ‘chamada pública urgente’ para desfazer as ‘políticas cruéis’ implementadas pelo governo Trump e insta o atual chefe da Casa Branca a retomar a normalização das relações entre Washington e Havana.

Nos últimos dias, o Instituto Tricontinental de Pesquisas Sociais apresentou a exposição online Let Cuba Live, na qual 80 artistas de 19 países apresentaram mais de 100 trabalhos em defesa da Revolução Cubana.

Soma-se a isso a solidariedade de nações como Rússia, México, Bolívia e Nicarágua, que, em meio ao contexto complexo devido à hostilidade dos Estados Unidos e ao impacto da Covid-19, enviaram alimentos, suprimentos hospitalares e remédios para a ilha .

Além disso, ontem o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, fez a entrega simbólica de uma doação de 12 mil toneladas de arroz a Orlando Hernández, embaixador cubano em Hanói.

leg / cgc / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES