A delegação nacional à 19ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo do Ceeac é chefiada pelo Ministro do Interior, Eugênio Laborinho, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.
Segundo a organização, Laborinho está representando o Presidente João Lourenço, que está atualmente em visita oficial à República da Guiné. No mês passado, os líderes comunitários se reuniram em Brazzaville, República do Congo, onde discutiram, entre outras questões, o processo de transição política no Chade e a necessária adesão dos membros do bloco à Convenção da União Africana sobre o Mercenarismo.
O fórum apelou para um diálogo inclusivo entre as forças em conflito em território chadiano como um caminho fundamental para a reconciliação nacional e a conquista da paz.
Desde dezembro de 2005, o Chade tem sido palco de um agudo conflito entre forças governamentais e grupos rebeldes, mas a situação piorou após a morte, em 20 de abril, do presidente reeleito Idriss Déby Itno, que morreu de ferimentos sofridos em combate com adversários no deserto de Tibesti.
A morte de Idriss Déby Itno ocorreu um dia depois de ter sido declarado vencedor das eleições presidenciais de 11 de abril de 2021 pela sexta vez consecutiva, com 79,32% dos votos.
Após o evento, um Conselho Militar Transitório tomou as rédeas da nação e em 2 de maio formou um governo interino que deve funcionar até as próximas eleições dentro de 18 meses.
Criado no início dos anos 80, Ceeac é formado por 11 países: Angola, Burundi, Camarões, República Centro Africana, Chade, República do Congo, República Democrática do Congo, Ruanda, Guiné Equatorial, Gabão e São Tomé e Príncipe.
oda/mjm/bm/cvl