Em sua conta oficial no Twitter, o presidente antilhano parabenizou a medalhista Ortiz, que constitui ‘inspiração para novos sucessos da delegação olímpica cubana’.
Díaz Canel destacou na mensagem a admiração e o carinho de todo o povo por Ortiz, que ganhou sua quarta medalha olímpica em Tóquio depois do ouro em Londres 2012, prata no Rio de Janeiro 2016 e bronze em Pequim 2008.
O chefe do Instituto do Esporte (Inder), Osvaldo Vento, somou as felicitações do chefe de Estado cubano, que na citada rede social destacou que Ortiz ‘forjou essa prata em pouco mais de dois meses, depois de perder o pai e adoecer com o Covid-19, depois de competir pouco e sonhar muito com isso ‘.
A página oficial de Tóquio 2020 também homenageia a cubana de 31 anos, que perdeu na final da categoria de mais de 78 quilos para a local Akira Sone, porém imortalizou seu nome no judô entre as maiores medalhistas olímpicas.
Com este resultado, a maior das Antilhas entrou no ‘top 50’ da tabela das nações no grande evento japonês graças à prata de Ortiz e ao bronze de Rafael Alba na categoria de mais de 80 quilos de taekwondo. Em seguida, três boxeadores garantiram o bronze para Cuba, Roniel Iglesias, Arlen López e Julio la Cruz.
mh / yma / mmd