O alto dirigente da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos, disse em uma mensagem na rede social Twitter que as medidas coercitivas unilaterais devem ser rejeitadas como uma violação flagrante do Direito Internacional.
‘Mencionar o bloqueio e condená-lo categoricamente não é apenas digno, mas é o que corresponde aqueles de nós que acreditam que os princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas e o direito à Internacional são altamente relevantes’, escreveu Llorente no microblog.
Em declarações recentes à Prensa Latina, o secretário executivo da ALBA-TCP expressou que é um crime contra esses povos manter o bloqueio e privá-los do acesso a alimentos, remédios e suprimentos nesta difícil situação, como forma de provocar motins e desestabilizar os governos. Enquanto isso, do órgão regional, os países membros se manifestaram constantemente contra todas as medidas punitivas impostas por Washington, que também se agravaram em meio à crise de saúde que o mundo enfrenta devido à pandemia de Covid-19.
Da mesma forma, têm se pronunciado nos mais diversos cenários internacionais para exigir o levantamento dessas medidas.
mgt / ycv / hb