A homenagem publicada no site da organização que reúne amigos britânicos da ilha caribenha destaca o trabalho realizado por Leal na recuperação e restauração da capital cubana, declarada Patrimônio da Humanidade em 1982.
O CSC também lembrou que o Royal Institute of British Architects concedeu-lhe o status de Honorius Associate em 2019, em reconhecimento à sua contribuição para a arquitetura e seu papel na criação de comunidades mais sustentáveis e na promoção dos interesses das gerações futuras.
Leal Spengler morreu em 31 de julho de 2020 aos 77 anos e recebeu homenagem póstuma no Capitólio Nacional de Havana cinco meses depois devido à situação epidemiológica causada pela Covid-19, que não permitia os serviços funerários na data de sua morte .
Seu compromisso com tarefas titânicas, como a restauração do Centro Histórico de Havana, fez dele um homem essencial para a história da nação antilhana.
Durante uma prolífica carreira como pesquisador, político e acadêmico, ele escreveu ensaios, prólogos e artigos sobre a história, arte, restauração e outros tópicos gerais de seu país.
O ilustre professor recebeu trinta medalhas e condecorações concedidas por prestigiosas instituições de países de todos os continentes e foi Embaixador da Boa Vontade do sistema das Nações Unidas.
ga / nm / glmv