‘A Rússia está pronta para receber e garantir uma estadia segura dos observadores internacionais, bem como para criar todas as condições jurídicas e técnico-organizacionais necessárias para que eles possam realizar suas tarefas’, disse o embaixador-geral do Ministério, Gennadi Askaldóvich. .
Em resposta aos jornalistas, o diplomata explicou que o país adere aos princípios da máxima abertura e transparência do processo eleitoral e está muito interessado na assistência dos observadores, apesar da situação epidemiológica provocada pela Covid-19.
Nesse sentido, chamou a atenção para a necessidade de cumprirem as medidas sanitárias necessárias para evitar infecções, tendo em vista que os observadores estrangeiros costumam se reunir com os participantes do processo eleitoral (candidatos, partidos políticos, membros de comissões).
Askaldóvich alertou que, no contexto do surgimento e disseminação de novas cepas caracterizadas por aumento da patogenicidade, medidas adicionais como testes de PCR, vacinação e, se necessário, medidas de quarentena serão tomadas.
‘Essas medidas vão garantir a segurança dos participantes do processo eleitoral durante os dias de votação’, disse o representante do Ministério das Relações Exteriores.
Ele confirmou que o país receberá representantes da Comunidade de Estados Independentes, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, da Organização de Cooperação de Xangai, bem como da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.
Citou também a Assembleia Parlamentar da Organização do Tratado de Segurança Coletiva, a Assembleia Parlamentar de Cooperação Econômica do Mar Negro, a Assembleia Interparlamentar de Ortodoxia, entre outras organizações internacionais.
Nas eleições legislativas de 19 de setembro, na Rússia, serão selecionados 450 deputados da Duma.
msm / mml /ml