Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades (SCA, por sua sigla em inglês) explicou em um comunicado que o Grande Salão Hipostilo está sendo reformado.
As obras foram concluídas em 60 por cento da primeira coluna, na qual já se observam todas as suas gravuras e cores originais, destaca o documento.
A primeira fase começou em julho com a restauração de 12 colunas dispostas em forma de flor de papiro no centro da sala, especifica o texto.
Gharib Sonbol, assessor de preservação e restauração da SCA, disse que o objetivo é remover areia e poeira das 134 colunas ali construídas, cada uma com mais de 20 metros de altura.
O colosso do rei Tutmosis II, localizado no oitavo edifício do Templo de Karnak, também passará por restauração.
As obras fazem parte da próxima inauguração de um empreendimento na Avenida de los Carneros, em Luxor.
Com uma extensão de 2.700 metros, o caminho guardado por esfinges liga os templos de Karnak e Luxor, por onde viajava a peregrinação anual do deus Amon-Ra nos tempos antigos egípcios.
Embora ao longo dos anos muitas das estátuas tenham sido roubadas ou enterradas sob os novos edifícios da cidade, o passeio é uma das estradas faraônicas mais bem preservadas.
mem / rob / glmv