Em uma entrevista com a RBC, ele disse que o carro é atualmente um híbrido com um motor elétrico de 100 cavalos, e o plano é usar as baterias mais potentes para tais veículos e combiná-las com baterias de hidrogênio.
‘Até 2024, planejamos produzir um modelo de produção em massa que estará disponível no mercado’, disse ele, de acordo com a agência de notícias TASS.
No lançamento do Aurus Senat na cidade russa de Yelabuga, em maio passado, o público pôde ver um protótipo do carro movido a hidrogênio. O modelo é atualmente um carro híbrido (combustão interna e geração elétrica).
De acordo com seu fabricante, o Instituto Central Russo de Pesquisa Científica Automotiva e Motores Automotivos (NAMI), o carro é capaz de acelerar até 100 quilômetros por hora em seis segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 quilômetros por hora.
Aurus é a primeira marca de carros de luxo da Rússia, que possui uma limusine, sedan, minivan e SUV em sua linha de produtos. O investimento do Estado no projeto foi de 12,4 bilhões de rublos (quase 170,3 milhões de dólares).
Ao lado da NAMI, com uma participação de 63,5% na Aurus, seus outros acionistas são o Tawazun Strategic Development Fund dos Emirados Árabes Unidos (36%) e o Russian carmaker Sollers (0,5%).
mem/mml/bm