Durante um discurso público, o Presidente Nicolás Maduro informou que mais de cinco mil centros de votação serão criados em todo o país para o evento eleitoral do PSUV, que será aberto a todos os inscritos nas listas eleitorais, independentemente de sua filiação partidária.
Maduro insistiu em intensificar a campanha de comunicação para explicar à população como e onde votar para eleger os candidatos a governadores e prefeitos da chamada ‘tolda roja’, a principal organização política do país com mais de seis milhões de militantes registrados.
‘Vamos todos nos preparar para avançar na democratização cada vez mais profunda da vida política do país’, disse o presidente do PSUV, reiterando o chamado aos líderes partidários para não serem tendenciosos com nenhum candidato, e que as bases devem estar à frente das eleições.
O processo de indicação de candidatos para as eleições de 21 de novembro, nas quais serão disputados os 23 governos e 335 prefeituras do país, assim como as cadeiras nos conselhos legislativos estaduais e nos conselhos municipais, terá início em 9 de agosto.
A convocação das chamadas mega eleições fez parte dos acordos emanados da mesa de diálogo nacional criada em setembro de 2019 entre o governo venezuelano e vários partidos da oposição.
mem/wup/bm