‘Isso é contrário à realidade’, disse Anatoli Glaz, secretário de imprensa do Ministério das Relações Exteriores de Belarus, à agência de notícias TASS.
Afirmou que nas denúncias da UE ‘não existe um desejo genuíno de resolver o problema, nem lógica, nem bom senso, apenas acusações estereotipadas e ameaças sem fundamento’.
De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores local, tanto altos funcionários europeus quanto as autoridades lituanas ‘sistemática e deliberadamente destruíram com suas próprias mãos o sistema de interação fronteiriça com a Belarus, criado ao longo de muitos anos’. Indicou que Vilna suspendeu unilateralmente os contatos com os homólogos belarussos competentes, para além de romper publicamente todos os laços entre as autoridades responsáveis pela aplicação da lei, previstos em acordos bilaterais.
Glaz denunciou as acusações infundadas do Alto Representante Europeu para Política Externa e Segurança, Josep Borrell, apesar das ‘repetidas e persistentes’ tentativas de Minsk de realizar consultas sobre migração através dos poucos canais existentes.
‘Nossas propostas, como outras iniciativas em áreas importantes para todos, ficaram sem resposta’, explicou.
O secretário de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Belarus esclareceu que ‘mesmo agora nenhuma voz é ouvida na UE a favor de um diálogo que visa uma solução conjunta do problema que surgiu.’
Ele ressaltou que o bloco europeu ignora cuidadosamente as verdadeiras razões que causam fluxos maciços de imigrantes irregulares do Iraque e de outros países onde o Ocidente tem interesses comerciais.
‘Refugiados e imigrantes fogem para a União Europeia não apenas e nem tanto pela Belarus, existem muitas dessas rotas’, argumentou.
Mais de 4.000 imigrantes ilegais foram detidos na fronteira entre a Belarus e a Lituânia desde o início do ano, um número quase 50 vezes mais do que em todo o ano de 2020.
Em declarações públicas em maio passado, o presidente belorusso Alexandr Lukashenko perguntou se valeria a pena para o país continuar a servir como uma barreira ao trânsito fronteiriço de imigrantes irregulares, apesar da pressão política do Ocidente.
rgh / mml / hb