Mais de 95% do território ocidental do país está com seca e a região afetada representa cerca de um terço da produção agrícola nacional, de acordo com cientistas do Monitor de Secas do país.
Califórnia, Oregon, Nevada, Utah, Idaho e Dakota do Norte são os seis estados que estão completamente nessas condições de baixa precipitação.
‘Esta situação inédita mostra como as mudanças climáticas estão afetando o abastecimento de água, a produção de alimentos e a geração de eletricidade’, revelou um estudo publicado pela CNN.
‘Várias investigações relacionam o aumento nas emissões de dióxido de carbono e as altas temperaturas com o aumento da área queimada em todo o oeste dos Estados Unidos’, explicou a mídia oficial.
A escassez de alimentos provocada pela seca implica em aumento dos preços dos produtos básicos no âmbito nacional e, por sua vez, no mercado internacional.
O aumento das taxas de juros nos Estados Unidos endurecerá as condições financeiras globais e causará grandes saídas de capital de economias emergentes e em desenvolvimento, de acordo com o estudo.
‘A recuperação econômica pós-pandemia não será possível sem políticas fortes para conter as mudanças climáticas’, concluiu a pesquisa.
rgh / age / cm