Considerado o melhor ator de todos os tempos, Biles, 24 anos, havia se retirado no segundo dia do evento da equipe e se retirou do resto do evento devido à ansiedade.
De fato, a quíntupla medalhista olímpica agora completou sua única discussão de premiação nestes Jogos, e o terceiro lugar veio depois de um programa limpo, aprovado pelos juízes com 14.000 unidades.
A jovem de 16 anos Chenchen levou ouro com uma performance impecável, premiada com 14.633, enquanto seu compatriota Xijing (18) marcou 14.233, ambos bem à frente de Biles, que deu um sorriso depois de terminar sua rotina no aparelho mais difícil desta modalidade de ginástica.
A campeã reinante, Sunisa Lee igual americana, perdeu seu equilíbrio e caiu no chão, o que foi suficiente para mantê-la fora do pódio, com a mesma pontuação da canadense Elsabeth Black (13.866).
Assim, após as medalhas de ouro e bronze do Rio 2016, Biles, chamada a ser a rainha de Tóquio 2020, retornará ao seu país com a única recompensa na barra, algo impensável antes da inauguração do evento multiesportivo no dia 23 de julho.
Em uma entrevista coletiva na semana passada, a atleta explicou que sofria de depressão mental: ‘Todos falam de você e você sente o peso. Eu não confio em mim mesmo como antes. Eu não sei se é a idade.
Ela também afirmou que ‘estou um pouco mais nervosa e sinto que não estou me divertindo tanto’, razões que a forçaram a ‘se concentrar em minha saúde mental’ e ‘não apenas sair e fazer o que o mundo quer que façamos’.
mh/jdg/bm