18 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Trabalhadores uruguaios de serviços de supergás entram em greve

Trabalhadores uruguaios de serviços de supergás entram em greve

Montevidéu, 3 ago (Prensa Latina) Os trabalhadores da Supergás no Uruguai convocaram hoje uma greve de 24 horas para pedir ao governo um fórum de discussão diante da ameaça de eliminar o subsídio para este combustível.

Agrupados na Federação Uruguaia de Funcionários de Comércio e Serviços (Fuecys), eles estenderão esta medida às fábricas de engarrafamento e distribuição e realizarão uma mobilização que passará pela Torre Executiva.

A Direção do Sindicato Nacional considerou um abuso os anúncios do governo de retirar o referido subsídio ‘no contexto do atual momento de pandemia, em que atravessa o inverno do sul’.

O Ministro da Indústria e Energia, Omar Paganini, fez o anúncio no quadro geral da reforma do mercado de combustíveis que está sendo promovida pelas autoridades, que inclui, entre outras coisas, o novo método de ajuste mensal da gasolina e do diesel, baseado no preço de paridade de importação (PPI).

A mobilização sindical deste dia terminará em frente à sede da Administração Nacional de Combustíveis (Ancap), da qual exigem conhecer as áreas de negociação sindical, tendo em vista a expiração dos contratos de arrendamento das usinas onde trabalham e os empregos vagos.

Segundo Fuecys, ‘a ideia é que isto não se transforme em uma nova transferência para o setor privado’.

No chamado para uma greve eles disseram ‘basta às empresas e sua constante ameaça de reestruturação, à falta de atenção aos camaradas feridos, pedimos que as vagas sejam preenchidas e que não haja mais terceirização’ por contratos com outras entidades.

Por outro lado, os trabalhadores reclamam que, antes de uma nova rodada de conselhos salariais, este setor é classificado como ‘pouco afetado’ e pedem desculpas à população pelos inconvenientes e esperam que eles entendam que ‘esta luta é para os mais necessitados’.

Enquanto isso, os principais grupos de produtores uruguaios no fim de semana rejeitaram em um comunicado conjunto o quarto aumento no preço dos combustíveis em sete meses e criticaram a nova metodologia de cálculo que não garante um preço competitivo.

ga/hr /bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES