‘Punhos de ouro para Cuba: Arlen López é mais uma vez campeão olímpico. No boxe, estamos indo para mais. Parabéns, campeão. #CubaPonleCorazón’, escreveu o presidente cubano em sua mensagem.
López venceu o britânico Benjamin Whittaker por 4-1 na final de 81 kg, e colocou Cuba na décima terceira colocação na tabela de medalhas deste evento olímpico, onde a delegação cubana ganhou até agora cinco medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze.
Na verdade, esse desempenho melhora em relação ao alcançado há cinco anos no Rio 2016, além de colocar temporariamente melhor na tabela geral de medalhas do que em Londres 2012 e Beijing 2008.
O jovem de 28 anos repete o prêmio máximo que ganhou há cinco anos no Rio 2016, e se junta ao companheiro de equipe Roniel Iglesias para ganhar o bronze no dia anterior, enquanto o leve Lázaro Alvarez ganhou o bronze.
Somando os ganhos até agora em Tóquio, Cuba conquistou 82 medalhas de ouro, 69 de prata e 81 de bronze nos Jogos Olímpicos; o boxe tem 39 títulos, 19 medalhas de prata e 17 acabamentos em terceiro lugar.
mh/evm/bm/gdc