Segundo o Ministério das Relações Exteriores espanhol, através do mecanismo Covax da Organização Mundial da Saúde (OMS), isto cumpre o compromisso anunciado pelo Presidente Pedro Sánchez na Cúpula Ibero-Americana em Andorra.
Em uma nota, o Ministério das Relações Exteriores destacou que a primeira doação de 101.760 mil doses foi entregue em Lima esta manhã bem cedo. O Paraguai também receberá 253.440 doses no final do dia, assim como a Guatemala com 201.600.
Amanhã, a Nicarágua receberá outras 97.920 doses, após um acordo alcançado entre a Espanha, a Covax e a AstraZeneca.
A fonte indicou que as doses destinadas à América Latina e ao Caribe são concedidas com base nas necessidades epidemiológicas dos países da região, conforme determinado pela Organização Pan-Americana da Saúde.
Além disso, com a cooperação dos diferentes atores envolvidos na Covax, esta primeira entrega será seguida, nos próximos dias, por outra no Equador.
Conforme o processo avança, outros embarques para a região continuarão progressivamente, reforçando a ajuda fornecida pela Espanha nos últimos meses a vários países da América Latina e do Caribe.
O Ministério das Relações Exteriores apontou que todo o processo faz parte do Plano de Acesso Universal: Compartilhar vacinas contra a Covid-19. Vacinação Solidária, aprovada pelo governo espanhol em janeiro passado.
Acrescentou que o programa também responde à necessidade de acabar com a pandemia de Covid-19, o que não será alcançado a menos que seja alcançada uma imunidade aceitável em toda a população mundial.
rgh/ft/bm