O acordo, permitirá que Londres participe das cúpulas e outras reuniões de alto nível do bloco formado por Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Cingapura, Tailândia e Vietnã, foi anunciado nesta quinta-feira por Ministro das Relações Exteriores, Dominic Raab.
Hoje, o Reino Unido tem orgulho de ter sido aceito como o primeiro parceiro da ASEAN em 25 anos, informou o chefe da diplomacia britânica em sua conta no Twitter.
De acordo com Raab, o novo status permitirá que ambas as partes aumentem o comércio e aprofundem a cooperação em questões de segurança.
A ministra do Comércio Internacional, Liz Truss, destacou que o acordo demonstra a decisão do Reino Unido de estabelecer novas relações com outros países já como uma nação independente do ponto de vista comercial.
Depois de deixar a UE definitivamente em dezembro passado como parte do processo Brexit, o Reino Unido anunciou que tentará recuperar sua influência na região do Indo-Pacífico.
Além de ingressar na Asean, Londres pretende se tornar membro do Tratado Abrangente e Progressivo da Parceria Transpacífica (Cptpp), que reúne Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã e representa mais de 13 por cento do Produto Interno Bruto global.
Juntamente com o acesso ao Cptpp e acordos bilaterais com países como Cingapura e Vietnã, a parceria com a Asean ajudará a abrir novas oportunidades para empresas britânicas em uma região de alto crescimento com mais de 650 milhões de habitantes, além de expandir e criar empregos no Reino Unido, Disse Truss.
rgh / nm / fav