Na Arena Kokugikan de Tóquio, ‘The Shadow’ era inalcançável para o atual campeão mundial na divisão de 91 kg, que desta vez teve que se contentar com o título de vice-campeão.
Para chegar a esta etapa, o campeão olímpico de 81 kg no Rio de Janeiro 2016 derrotou o queniano Elly Ocholea por 5-0, depois foi 4-1 sobre o cubano Enmanuel Reyes, nascido no Azerbaijão, e nas semifinais derrotou o brasileiro Abner Teixeira pelo mesmo placar.
Com sua vitória, La Cruz torna-se o terceiro lutador antilhano a vencer a divisão, depois de Félix Savón em Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sydney 2000, assim como Odlanier Solís em Atenas 2004.
Além disso, o tetracampeão mundial tornou-se o 11ú lutador cubano a ganhar duas medalhas no evento, juntando-se a seus companheiros de equipe Roniel Iglesias e Arlen López, que também conseguiram isso aqui.
Com três medalhas estão Teófilo Stevenson e Félix Savón, à frente de Ángel Herrera, Ariel Hernández, Héctor Vinent, Mario Kindelán, Guillermo Rigoneaux e Robeisy Ramírez.
jf/rws/bm