A ministra italiana da Universidade e Pesquisa, Maria Cristina Messa, liderará as deliberações do evento de um dia convocado por este país em sua qualidade de presidente rotativo do grupo das nações mais industrializadas do mundo.
Um dos objetivos da reunião é definir as diretrizes para criar ‘um espaço comum de pesquisa e educação terciária em uma sociedade digital a serviço das pessoas, baseado em valores éticos e transparência’, disseram os organizadores em uma declaração.
O treinamento das habilidades necessárias para planejar e gerenciar a transição digital é um dos grandes desafios de nosso tempo, especialmente em um contexto em que as crises econômica e de saúde estão acelerando as mudanças, disse o texto.
Neste sentido, destacou que o tema central será como o sistema universitário poderá continuar a cumprir sua missão no campo da educação, pesquisa e inovação para promover a coesão social, uma economia sustentável, desenvolvimento de talentos, igualdade de oportunidades e o crescimento cultural da sociedade.
Também em Trieste, no dia anterior, uma reunião de ministros do G20 sobre a digitalização da sociedade foi concluída com uma Declaração Final na qual os participantes pediram que se acelerasse a transformação da sociedade.
oda/fgg/vmc