A existência do parque, criado em 1994, reflete a paixão do povo japonês por um prato muito acessível e popular, feito também com legumes, soja e carnes, estando o miso e shoyu entre suas variações mais populares.
Uma das principais atrações é a réplica de uma parte de Tóquio em 1958, com pequenos restaurantes, cartazes de filmes da época e lojas especializadas na preparação de ramen de acordo com os ingredientes e práticas originárias de várias regiões japonesas.
Os historiadores observam que o ano também marca o lançamento do macarrão instantâneo quando a empresa Nissin, agora um dos mais significativos distribuidores de macarrão instantâneo, comercializou a versão com sabor de frango.
Além disso, o próprio museu afirma em uma placa que a ambição e as decorações transmitem uma sensação de nostalgia e identidade, e aguçam o apetite.
Na instalação, há cartazes em estilo retro, galerias com imagens do período retratado, assim como ingredientes e informações sobre como preparar algumas das principais receitas. Estes incluem sapporo, um caldo feito de pasta de miso e sopa de frango, e tonkotsu, um cozido claro e grosso que inclui ossos de porco.
Complementando a ornamentação associada à chamada era Showa (1926-1989), os tesouros do museu são os carros de corrida em miniatura Scalextric, presentes no país desde os anos 60, e as lojas de doces e brinquedos com mais de 300 tipos desses itens.
(Extraído de Orbe)
vmc