23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Candidatos socialistas anunciados para as eleições na Venezuela

Candidatos socialistas anunciados para as eleições na Venezuela

Caracas, 9 ago (Prensa Latina) O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) anunciou hoje os candidatos a governadores para as eleições de 21 de Novembro, após a contagem de parte dos votos expressos nas eleições primárias abertas de domingo.

A Comissão Eleitoral do PSUV concedeu irreversivelmente a vitória aos pré-candidatos Luis José Marcano (Anzoátegui), Argenis Chávez (Barinas), Rafael Lacava (Carabobo), Víctor Clark (Falcón), José Vásquez (Guárico) e Adolfo Pereira (Lara).

Da mesma forma, Jheyson Guzmán (Mérida), Héctor Rodríguez (Miranda), Antonio Cedeño (Portuguesa), Freddy Bernal (Táchira), Julio León Heredia (Yaracuy), Omar Prieto (Zulia), Lizeta Hernández (Delta Amacuro) e José Terán (La Guaira) irão disputar os cargos de governador nos seus respectivos estados.

E ainda, a Ministra das Relações Internas, Justiça e Paz, Carmen Meléndez, foi eleita como candidata do PSUV a presidente da Câmara Municipal de Caracas, no município de Libertador.

Numa conferência de imprensa realizada nesta manhã, o primeiro vice-presidente do bloco socialista, Diosdado Cabello, relatou que nos estados de Aragua, Apure, Bolívar, Cojedes, Monagas, Nueva Esparta, Sucre, Trujillo e Amazonas a contagem dos votos continuava e ainda não se obtiveram resultados conclusivos.

O líder socialista também indicou que os resultados das eleições primárias para a designação de candidatos a presidente da câmara seriam anunciados numa data posterior.

Cabello avaliou que mais de 3,5 milhões de venezuelanos votaram este domingo para eleger os representantes do PSUV para as eleições regionais e municipais do dia 21 de Novembro.

Ele assegurou que muito mais pessoas foram às mesas de voto para expressar a sua vontade, mas a logística criada pelo Centro Nacional Eleitoral (CNE) foi sobrecarregada e revelou-se insuficiente para fazer face ao afluxo de pessoas.

Numa entrevista telefônica, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro salientou a ampla participação popular nas eleições primárias da principal organização política do país, um dia que consolidou a paz, a soberania e a democracia, afirmou.

Maduro agradeceu aos militantes socialistas de base pelos seus esforços, e apelou à consolidação da unidade do partido para assegurar um triunfo no próximo evento eleitoral.

A Venezuela irá às urnas a 21 de Novembro para eleger os 23 governadores e 335 presidentes de câmara do país, bem como os membros dos conselhos legislativos regionais e dos conselhos municipais.

A renovação do Conselho Nacional Eleitoral e a convocação de eleições fizeram parte dos acordos alcançados na mesa de diálogo nacional criada em 2019 entre o governo bolivariano e vários partidos da oposição.

mem/wup/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES