Ennio é o título do filme em que seu diretor exalta a figura do famoso músico italiano falecido em 6 de julho de 2020 aos 91 anos, após uma carreira artística iniciada em 1946.
Segundo comunicado da comissão organizadora do festival, Tornatore narra a vida de Morricone através de uma longa entrevista com ele, acompanhada de depoimentos de artistas e diretores como Bernardo Bertolucci, Giuliano Montaldo, Marco Bellocchio, Barry Levinson, Quentin Tarantino e Oliver Stone, entre outros.
Referindo-se ao trabalho consagrado a alguém com quem trabalhou durante três décadas, o conhecido realizador italiano destacou que ‘com ele fiz quase todos os meus filmes, sem esquecer os documentários, comerciais e projetos que tentámos realizar sem sucesso. ‘
Nascido em Roma em 10 de novembro de 1928 e com quase seis décadas dedicadas ao cinema, Morricone é um ícone da música e da cultura italiana, vencedor do Oscar na categoria Melhor Trilha Sonora em 2016, por seu trabalho para o filme de Quentin Tarantino Os Oito Odiados.
Antes, em 2007, obteve o Oscar honorário por sua carreira, durante o qual também teve cinco outras indicações por suas composições para Cinzas no Paraíso (1979), A Missão (1986), Os Intocáveis (1987), Bugsy (1991) e Malena (2000).
A 78ª edição do evento cinematográfico de Veneza acontecerá de 1ú a 11 de setembro, com direção de Alberto Barbera, com júri internacional presidido pelo diretor sul-coreano Bong Joon-ho.
mem / fgg / hb