‘Amigo e Comandante Fidel, em seus 95 anos tenho em mente a citação de (José) Martí: toda a glória do mundo cabe num grão de milho’, disse Betto em um vídeo que circula na internet e nas redes sociais , por razão do aniversário do Comandante em Chefe em 13 de agosto.
O frade dominicano lembrou que esta frase martiniana está no túmulo de Fidel Castro em Santiago de Cuba (no leste da ilha) e ‘sempre penso que você foi esse grão de milho porque em sua humildade não quis seu nome em qualquer monumento, em nenhum hospital, em qualquer escola, em lugar nenhum. ‘
Somente você, diz o intelectual no conteúdo, ‘tem sido um semeador e as sementes de sua esperança libertadora frutificaram no povo cubano, em sua resistência ao criminoso bloqueio dos Estados Unidos’.
Também em ‘seu trabalho científico que tem produzido vacinas contra a Covid-19 sendo o único país da América Latina, em sua heroica luta internacionalista para apoiar muitos povos do mundo’.
‘E acima de tudo você, conquistou algo que nenhum país do nosso continente conseguiu: soberania, independência do império dos Estados Unidos. Muito obrigado Comandante’, disse.
No ano passado, no 94ú aniversário de nascimento de Fidel Castro, o autor brasileiro de quase 70 livros escreveu que o mundo precisava da inteligência lúcida do revolucionário cubano para enfrentar a pandemia de Covid-19.
Afirmou que o patógeno expôs, ‘como nunca antes, as entranhas podres do capitalismo, a abismal desigualdade social, a suprema contradição entre um sistema que produz admiráveis avanços tecnológicos, mas não é capaz de impedir que a humanidade seja atingida por um simples vírus’.
‘Agradeço a Deus pelo dom da tua vida, Fidel. Aqui continuamos na nossa responsabilidade de sermos fiéis ao seu legado e dignos do seu exemplo de vida e luta’, concluiu Betto.
oda / ocs / cm