No 60ú aniversário dos primeiros bombardeios americanos ao Vietnã com dioxina, um produto químico altamente tóxico ainda ativo em grandes áreas do país, a funcionária escreveu um artigo reproduzido pela imprensa local.
O PNUD, observou ela, aprofundará sua parceria com o Governo do Vietnã para enfrentar as consequências da guerra e trabalhar por um mundo pacífico que nunca mais sofrerá uma tragédia tão devastadora como a causada pelo Agente Laranja / Dioxina.
Continuaremos nossa colaboração para remediar os impactos da dioxina e outros produtos químicos perigosos, bem como a remoção de bombas e minas, que continua sendo um grande problema aqui no Vietnã, prometeu Wiesen.
Esta terça-feira no país foram realizados vários atos de memória e repúdio a esse crime contra a humanidade, pelos quais Washington nunca se desculpou nem indenizou as vítimas ou seus familiares.
Cerca de 4.800.000 vietnamitas morreram ou contraíram doenças incuráveis ao entrarem em contato com a dioxina ou agente laranja (assim chamado por causa da cor dos tambores que a continha), espalhada até 1971 pelos Estados Unidos nas selvas do país para privar a guerrilheiros de seus esconderijos.
Os sobreviventes transmitiram geneticamente doenças graves e irreversíveis aos filhos e netos. Os afetados são estimados em várias centenas de milhares.
mem / asg / hb/gdc