15 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rejeitam desfile militar no Brasil com participação de Bolsonaro

Rejeitam desfile militar no Brasil com participação de Bolsonaro

Brasília, 10 ago (Prensa Latina) O Partido dos Trabalhadores (PT) e outras organizações brasileiras repudiaram a parada militar que as Forças Armadas farão hoje aqui com a participação do presidente Jair Bolsonaro, manifestação qualificada de tentativa de intimidação.

Em sua página oficial, o PT assegura que ‘quem conhece minimamente o Bolsonaro, porém, percebe uma evidente tentativa de, mais uma vez, usar as Forças Armadas para intimidar as outras potências’.

Ele alerta que o ex-militar ‘repete as ameaças e pressões antidemocráticas pela aprovação do voto impresso, que o presidente da Câmara (dos Deputados), Arthur Lira, de forma absurdamente submissa, levará à consideração do plenário na sessão no mesmo dia em que os tanques desfilam pela Esplanada dos Ministérios ‘.

Para a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, a exibição de veículos blindados para intimidar o Congresso Nacional ocorrerá enquanto ‘o país está em grave crise e eles vão mobilizar pessoas e equipamentos, gastando dinheiro público para satisfazer seu caráter autoritário… As Forças Armadas vão aceitar isso? ‘, Perguntou. Na mesma linha, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Elvino Bohn Gass, perguntou: ‘O que Bolsonaro fará com seus tanques? Atirar no povo e matar mais gente do que seu governo já fez atrasando a compra de vacinas ( anti-Covid-19)? ‘.

Atirar no Congresso, no qual ainda tem maioria para a liberação das emendas por meio do orçamento secreto ?, perguntou novamente.

O deputado José Guimarães propôs que, quando os tanques forem colocados à frente do Congresso, ‘os parlamentares devem reagir a esta provocação contra o Parlamento e agressão à democracia’.

Segundo Guimarães, o uso de tanques para intimidar a democracia é um fato grave. ‘Isso mostra também que alguns militares não sabem separar o público do privado. Esses tanques não são do governo, nem mesmo das Forças Armadas. São dos brasileiros que não precisam pagar por esse exibicionismo’ comentou.

Por sua vez, o Partido Socialismo e Liberdade anunciou na rede social Twitter que apresentará um apelo para impedir o desfile, que considerou grave, e que o Brasil ‘não aceitará intimidações golpistas’.

Ele lembrou que o desfile dos veículos blindados acontecerá no mesmo dia em que os deputados votarão a proposta do governo de mudar o atual sistema de votação eletrônica para o impresso, fortemente defendido por Bolsonaro, mas sem apoio legislativo suficiente.

jcm / ocs / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES