O Vice-Primeiro Ministro ucraniano para questões de reintegração de territórios fora do controle desta nação, Alexei Resnikov, considerou que era necessário expandir o pacote de defesa de seu país.
Para isso, deve-se buscar a instalação de meios de defesa antiaérea pelos Estados Unidos, mesmo que implique a chegada de forças terrestres adicionais daquele país, considerou Resnikov.
Além de especular sobre uma alegada intenção da Rússia de localizar armas nucleares na Crimeia, que voltou à jurisdição daquele país em março de 2014, o funcionário defendeu a aplicação de mais sanções a Moscou para impedir a conclusão do gasoduto Nord Stream 2.
O referido gasoduto, construído pela Rússia, em conjunto com um conglomerado de mais de uma dezena de empresas estrangeiras, transportaria gás do gigante eurasiático para a Alemanha, através do mar Báltico. O trabalho está em 99% de sua execução, enfatizam os especialistas.
A Ucrânia acolheu nos últimos meses pelo menos cinco manobras organizadas por países da Organização do Tratado do Atlântico Norte, tanto em áreas terrestres como em áreas marítimas, perto da costa da Crimeia, no Mar Negro.
jcm / to / hb