Por meio de sua conta oficial no Twitter, a Alta Representante da ONU destacou a necessidade de proteger os menores contra eventos climáticos extremos, como inundações, secas, ondas de calor e outras crises.
Devemos agir agora para reduzir as emissões e investir na adaptação e resiliência da comunidade porque todas as crianças merecem um planeta habitável, escreveu ela e compartilhou dados do relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Na véspera, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que este relatório é um código vermelho para a humanidade e revela graves danos ao planeta.
Como escreveu a manchete no Twitter, a evidência é irrefutável: as emissões de gases do efeito estufa sufocam a Terra e colocam bilhões de pessoas em perigo, como revelou o estudo do IPCC.
O aquecimento global atinge todas as regiões do mundo e muitas das mudanças já se tornam irreversíveis, alertou o diplomata português e, perante este cenário alarmante, apelou a uma ação decisiva o mais rapidamente possível para evitar uma catástrofe climática.
Ele também destacou que há um risco iminente de se chegar a 1,5ú C de aumento da temperatura global em um futuro próximo e a única maneira de evitá-lo é intensificar urgentemente os esforços climáticos, disse o porta-voz do Secretário-Geral, Stéphane Dujarric.
Devemos isso a toda a família humana, especialmente às comunidades e nações mais pobres e vulneráveis, que são as mais afetadas apesar de serem as menos responsáveis pela emergência climática, dizia a manchete citada por seu porta-voz.
Na opinião de Guterres, o relatório mais recente do IPCC deve se reduzir à produção de carvão e combustíveis fósseis, antes que destruam o planeta.
Nesse sentido, ele pediu aos governos, ao setor privado e à sociedade civil que combinem esforços para reverter uma catástrofe climática, mas alertou que não há tempo para demora e nem espaço para desculpas.
De acordo com o relatório do IPCC publicado na segunda-feira, as mudanças climáticas induzidas pelo homem estão se espalhando e se intensificando rapidamente, enquanto várias tendências são irreversíveis, pelo menos durante o período atual, e afetam diretamente a ocorrência de muitos eventos climáticos extremos.
Os cientistas também observaram mudanças em todo o sistema climático da Terra, na atmosfera, nos oceanos, nos blocos de gelo e no solo.
ymr / ifb / cm