A Sicília registrou as temperaturas mais elevadas nas últimas horas com 47 graus na cidade de Lentini, província de Syracuse, indicou o serviço de informação digital de previsões iLMeteo.it, segundo o qual a coluna de mercúrio pode chegar hoje a 50 graus na parte sudeste da ilha.
De acordo com as previsões, o calor escaldante também afetará outros territórios do sul, como Calábria, Apúlia, Basilicata e Campânia, com níveis entre 39 e 42 graus.
Segundo a mesma fonte, o anticiclone africano causador da atual onda de calor se dirigirá para o norte e logo começará a afetar as regiões centro e norte com temperaturas máximas variando entre 39 e 40 graus na Toscana, Lazio e Emilia Romagna.
Por sua vez, o Ministério da Saúde emitiu um alerta vermelho para 10 cidades ameaçadas pela onda de calor nas próximas 48 horas, que fazem parte do grupo de 27 cidades monitoradas permanentemente pela agencia governamental.
Entre eles, Roma, Rieti, Perugia, Palermo, Latina, Frosinone, Campobasso e Bari, onde prevalecerá o regime de máxima atenção durante os dois dias, aos quais Trieste e Bolonha estarão sujeitos amanhã.
ga / fgg / fav