23 de February de 2025

NOTICIAS

EUA investigam incidentes de doenças tropicais raras

EUA investigam incidentes de doenças tropicais raras

Washington, (Prensa Latina) Especialistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA estão hoje investigando novos incidentes de melioidose, uma doença tropical rara que surgiu em algumas partes do continente.

Também conhecida como doença de Whitmore, a infecção causada pela bactéria gram-negativa Burkholderia (Pseudomonas) pseudomallei é comum no sul da Ásia e no norte da Austrália e tem manifestações clínicas que incluem pneumonia, septicemia e infiltração localizada de vários órgãos.

O recente sequenciamento do genoma na sede do CDC em Atlanta confirmou pelo menos quatro casos de melioidose nos EUA, dois deles fatais.

O germe é geralmente encontrado em água e solo contaminados e se espalha tanto em animais quanto em humanos através do contato com a fonte afetada.

‘Embora pessoas saudáveis possam contrair melioidose, as condições médicas subjacentes podem aumentar o risco da doença’, disse o CDC, observando que os principais fatores de risco são diabetes, fígado crônico, rim, doença pulmonar, câncer ou outras condições de saúde que enfraquecem o sistema imunológico.

msm/dfm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES