No desenho do pôster de seu longa-metragem Parallel Mothers, é possível ver um mamilo de onde sai uma gota de leite materno emoldurada na silhueta de um olho. Ele foi exibido na última segunda-feira e excluído no dia seguinte.
De acordo com o Facebook, que controla o Instagram, ele retirou da rede social o anúncio da produtora El Deseo por seu ‘conteúdo erótico ou pornográfico’, mas finalmente mudou de ideia e pediu desculpas.
O criador do pôster, Javier Jaén, declarou à imprensa em decorrência da polêmica que, se o mamilo fosse masculino, não teria sido censurado.
Almodóvar (Mulher à beira de um colapso nervoso, Salto à distância, e dois Oscars com Tudo sobre minha mãe (Oscar) e Fale com ela), exultou com o fim do processo.
Ele valorizou que as mentes por trás do algoritmo reverteram a censura no Instagram e alertou contra ‘as máquinas que decidem o que pode ou não ser feito’.
‘Muito obrigado àqueles de vocês que apoiaram o pôster, àqueles que o postaram mais de uma vez, àqueles que debateram a necessidade de um pouco de sanidade ao ver um mamilo feminino’, disse seu irmão., o produtor Agustín Almodóvar.
‘Por mais informações que tenha o algoritmo, ele nunca terá coração ou bom senso’, disse a cineasta La Mancha, que terá Penelope Cruz, Aitana Sánchez-Gijón e Milena Smit em primeiro plano em Parallel Mothers.
A sua estreia na Espanha está prevista para o mês de setembro.
mem/ft/jcfl