Em reconhecimento ao conhecido cineasta, que completará 91 anos no dia 9 de dezembro, as seções Dias dos Autores e Semana Internacional da Crítica do Festival também participarão, informou nota divulgada no site do concurso.
A nota destacou a contribuição de Maselli como ‘um autor que passou por muitos períodos do cinema italiano com coerência e talento’, além de ser protagonista muitas vezes em outras edições do Show.
Um artista que contribuiu para o desenvolvimento da arte cinematográfica não só com o empenho na primeira pessoa, mas também através da colaboração prestada a outros grandes mestres do nosso cinema, graças ao seu papel fundamental dentro e na direção da Associação Nacional de Autores Cinematográfico, ele apontou.
O texto destacou a obra de Maselli, com ‘personagens e problemas sociais em tom neorrealista, enfrentando as questões sempre com compromisso ideológico, político e moral’.
Com uma longa história como membro de organizações comunistas, Maselli tem uma filmografia em que se destacam 21 longas-metragens, 33 documentários, 10 filmes coletivos e oito programas e séries de televisão, além de três peças teatrais.
mem/fgg/jcfl