O site oficial lula.com.br informou que o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) visitará os estados de Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.
De acordo com o site, dadas as restrições devidas à pandemia de Covid-19, não haverá nenhum evento público em massa em nenhuma das divisões territoriais.
Pela primeira vez, o ex-governador retornará ao Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, após os 580 dias de prisão política que cumpriu em Curitiba, capital do estado do Paraná, até sua libertação em 8 de novembro de 2019. Nesse mesmo ano ele estava em Pernambuco e na Bahia.
A região nordeste do país é uma das mais atingidas pelos efeitos da crise econômica, com perda de renda, empregos e aumento da inflação.
Uma pesquisa publicada no início deste mês pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste mostrou como a Covid-19 impactou diretamente a renda de 59 por cento da população do território.
Os habitantes do Piauí (79 por cento) e do Ceará (65 por cento) eram os mais propensos a admitir a perda de renda devido à calamidade da saúde.
A situação era muito diferente durante os anos do governo Lula. Entre 2001 e 2011, a renda média per capita no nordeste cresceu 73%, a renda nas áreas rurais aumentou 85%, e a renda dos negros e pardos aumentou mais do que a dos brancos (66,3% e 85,5% em comparação com 47,6%).
Segundo a fonte, o ex-presidente viajará no próximo domingo para Pernambuco, onde se reunirá com o governador Paulo Câmara e na segunda-feira com os movimentos sociais do estado.
Nos dias 17 e 18 de agosto, Lula estará em Teresina (Piauí). Nesse último dia ele chegará em São Luis (Maranhão), onde ficará até a próxima sexta-feira, quando seguirá para Fortaleza (Ceará).
No dia 24 de agosto, o ex-líder trabalhista agendou conversações em Natal com a governadora Fátima Bezerra e depois passará dois dias em Salvador (Bahia).
Com sede em São Paulo, Lula iniciou uma visita de cinco dias a Brasília no dia 3 de maio para restabelecer os laços com forças de diferentes tendências políticas no período que antecedeu as eleições de 2022.
A viagem foi sua primeira depois que o Supremo Tribunal Federal confirmou, na íntegra, a anulação de todas as suas sentenças e o ex-presidente recuperou seus direitos políticos que lhe permitem participar da disputa pelo poder.
‘Foi muito importante para mim pessoalmente. Acho muito significativo que o PT restabeleça conversações com as forças políticas. Faz muito tempo desde que me encontrei com as festas’, disse Lula em um vídeo após sua visita à Cidade do México.
mgt/ocs/bm