O Ministro das Relações Exteriores Marcelo Ebrard notificou o recebimento de um comunicado de seus colegas noruegueses de que as partes que participarão do diálogo sobre a Venezuela entraram na fase final de suas conversações exploratórias a fim de iniciar as negociações no México.
Havia especulações de que a reunião seria aberta amanhã, sexta-feira, mas tanto o México como a Noruega, assim como as partes venezuelanas envolvidas, estão mantendo-a em segredo.
O anúncio de Ebrard veio depois que o presidente Andrés Manuel López Obrador anunciou na semana passada que o país sediaria as negociações entre o governo de Maduro e a oposição venezuelana sobre a crise naquele país.
Fontes diplomáticas indicam que o governo mexicano divulgará informações sobre as negociações no mesmo dia em que elas forem realizadas e não antes, mas oficialmente nada foi dito a esse respeito.
‘A Noruega confirma que o Governo da Venezuela e a Plataforma Unitária Venezuelana estão na fase final das conversações exploratórias, com o objetivo de iniciar negociações no México facilitadas pela Noruega’, foi o Twitter enviado à mídia por Ebrard, sem mais detalhes.
O presidente constitucional venezuelano Nicolás Maduro disse esta semana que o diálogo preliminar com os adversários está indo bem e indicou que nos próximos dias será anunciada a data e o local da negociação, que incluirá a participação de outros países, incluindo os Estados Unidos.
mgt/lma/bm