5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Historiador cubano evoca reuniões de Fidel Castro com estudantes

Historiador cubano evoca reuniões de Fidel Castro com estudantes

Havana, 13 ago (Prensa Latina) O historiador cubano Pedro Pablo Rodríguez considerou hoje que a sua geração era uma geração privilegiada, não com idade suficiente para lutar contra o ditador Fulgencio Batista, mas com o empenho da Campanha de Alfabetização.

Em 22 de dezembro de 1961, o investigador responsável recordou, após o seu regresso do ensino de leitura e escrita a camponeses de zonas remotas e durante um evento na histórica Praça da Revolução de Havana, os jovens cantaram: ‘Fidel, Fidel, diz-nos o que mais temos de fazer!’

Depois desse slogan, um dos primeiros a surgir após o primeiro de janeiro de 1959, ele respondeu: ‘Bem, têm de estudar, o país precisa de muitas pessoas instruídas’ e foi por volta dessa altura que ele criou o sistema de escolas de bolsas de estudo para aqueles que não viviam na capital.

Numa entrevista à Prensa Latina, Rodríguez também aludiu às muitas visitas do falecido líder Fidel Castro à Universidade de Havana, enquanto estudava história, e mais tarde como professor no Departamento de Filosofia da universidade.

‘Ele chegava muitas vezes à noite e nós ficávamos de guarda para ele na Plaza Cadena para esperar a sua chegada. Nas suas reuniões ensinou-nos o anti-dogmatismo e a amplitude do pensamento. Ele falou muito, mas também nos fez perguntas’, reconheceu ele.

O acadêmico disse que durante uma das visitas de Fidel, um acadêmico interrompeu a aula e deixou a sala com todos os seus alunos. Ao saber que o tema que ensinava era filosofia, o líder perguntou-lhe: o que é o comunismo e o que pensavam os estudantes deste modelo?

Falou frequentemente sobre questões e conflitos internacionais que não mencionou nos seus discursos públicos, e também sobre outras questões-chave nos anos 60, tais como a chamada Crise de Outubro. Para o investigador, esse período constituiu uma espécie de educação política.

‘Ele queria saber as nossas opiniões e o que faríamos em certas situações difíceis. Ele até nos dizia: ‘Queres ir comigo à nova fábrica de iogurte? E nós estivemos com ele até às quatro da manhã. Algumas horas mais tarde, iríamos todos para a aula meio sonados’, disse ele.

O mais significativo acerca dessas reuniões, disse Rodríguez, foi perceber a condição humana de Fidel; ele não foi apenas o líder que mais de um milhão de cubanos viram e aplaudiram na Praça, mas também um homem que viu os problemas e apontou, perante esses jovens, as fraquezas do seu país.

oda/dgh/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES