No aniversário de seu nascimento, haverá várias conferências e atividades em homenagem a Fidel, que aqui será homenageado sob o ponto de vista de vários testemunhos de personalidades.
As homenagens começarão bem cedo nesta sexta-feira, primeiro com um programa especial que será transmitido na Rádio Comunitária Encuentro 95,7 fm, na província de Córdoba, que exigirá também o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto à ilha caribenha pelos Estados Unidos.
Mas o evento principal será realizado virtualmente com um painel presidido por personalidades que irão aprofundar as pegadas deixadas pelo líder revolucionário na Argentina, pátria que ele visitou várias vezes.
Organizado pelo Centro de Cooperação Cultural Floreal Gorini, o encontro contará com a participação do embaixador de Cuba na Argentina, Pedro Pablo Prada, e da deputada nacional Ayelen Spósito, formada pela Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba (ELAM).
Com eles estarão também o diretor do Centro, Juan Carlos Junio, e o cientista político e intelectual Atilio Borón.
Como ponto culminante, amanhã a destacada trovadora Paula Ferré oferecerá um concerto online com acesso gratuito intitulado Songs for Fidel, no qual terá vários convidados, incluindo o músico Adrián Odriozola.
O recital será organizado pela Casa de la Amistad Argentino Cubana da cidade portenha de Lanús e contará com o apoio de diversas organizações populares.
‘Um verdadeiro, caloroso e profundo encontro de poesia, música e compromisso’, convidou Ferré, fundadora da Casa Museo De La Trova Argentina.
O Comandante-em-Chefe dos cubanos visitou este país do sul cinco vezes, uma delas em 2003, quando proferiu o histórico discurso na Universidade de Buenos Aires perante uma multidão de aplausos, e na Cúpula do Mercosul, ocasião em que esteve em Altagracia, no museu Che Guevara, acompanhado do falecido ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.
ifb / may / mmd/gdc