Na primeira praça do mundo com o nome de Fidel, na cidade central de Dong Ha, os líderes da província de Quang Tri e da União das Organizações da Amizade colocaram flores ao pé do monumento ao Comandante-em-Chefe.
Os presentes destacaram que, entre os inúmeros gestos de Fidel para com o povo vietnamita, há dois que jamais esquecerão.
Um, quando no meio da guerra de libertação, ele disse: ‘Pelo Vietnã, estamos dispostos a dar até o nosso próprio sangue’; e a outra, quando em 1973 se tornou o primeiro e único estadista a visitar as áreas recém-libertadas do sul, em particular Quang Tri.
Convertida em um espaço sócio-cultural e recreativo onde costumam acontecer atos de solidariedade com Cuba, a Praça Fidel Castro foi inaugurada em setembro de 2018 para lembrar precisamente a passagem por lá.
Esta sexta-feira, a mídia vietnamita publicou diversos materiais relembrando as três visitas de Fidel à nação da Indochina (as demais em 1995 e 2003) e suas contribuições para a independência e o desenvolvimento do país, bem como para o movimento revolucionário internacional.
Além disso, vietnamitas que estudaram ou trabalharam em Cuba compartilharam anedotas de seus encontros com Fidel, incluindo fotos, em seus perfis no Facebook e outras redes sociais.
‘Hoje é o aniversário do tio Fidel! Sempre grato a ele e ao povo cubano por educar milhares de estudantes vietnamitas nos dias em que o Vietnã ainda era dividido em Norte e Sul!’, Escreveu um deles, Quang Ngan Bui
mem / asg / mmd/gdc