A próxima remessa de 101.760 doses da AstraZeneca será entregue ao Equador na próxima segunda-feira.
Da mesma forma, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Bolívia, Nicarágua, Jamaica e Suriname em breve receberão vacinas doadas pela Espanha via Covax.
Os beneficiários foram selecionados pela Covax com base nas necessidades epidemiológicas dos países da região, segundo os critérios da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), indicaram as fontes do Governo espanhol.
Esses embarques se somam às doações de vacinas já feitas em julho para Peru, Guatemala, Paraguai e Nicarágua. As doações são feitas de acordo com o acordo assinado entre AstraZeneca, Covax e Espanha.
O objetivo de estender a vacinação ao maior número possível da população mundial está definido no Plano de Acesso Universal: Compartilhamento de vacinas contra Covid-19. ‘Vacinação Solidária’, aprovada pelo executivo espanhol no mês de janeiro.
De acordo com um comunicado oficial, o plano visa contribuir para o acesso justo, acessível e universal à vacina como um bem público global, a fim de responder ao apelo à solidariedade da sociedade espanhola.
O Governo da Espanha se comprometeu a doar um total de 22,5 milhões das vacinas autorizadas na União Europeia, das quais pelo menos 7,5 milhões irão para países ibero-americanos.
Por outro lado, a nação ibérica está prestes a ter 30 milhões de vacinados contra a Covid-19 com calendário completo, mais de 61 por cento da população.
A meta do governo espanhol é cobrir 70% da população totalmente vacinada até o final de agosto, mas o índice atual mostra que esse número será facilmente ultrapassado.
De acordo com o Ministério da Saúde, as comunidades autônomas administraram 60 milhões 919 mil 867 doses das vacinas da Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssen até esta sexta-feira.
msm / ft /ml