O dia amanheceu com orações pela paz, solidariedade e prosperidade nas mesquitas, uma salva de 31 tiros de canhão em Islamabad e outros 21 tiros em todas as capitais provinciais, refletiu o portal Geo News.
A principal cerimônia de hasteamento da bandeira aconteceu na Casa Presidencial, enquanto a banda militar cantava o Hino Nacional.
Diferentes departamentos públicos e privados realizam funções e atividades especiais, como seminários, talk shows, exposições de fotos, concursos de pintura, poesia, canções nacionais e debates.
Todas as principais ruas e avenidas da capital federal do Paquistão, como outras cidades, foram decoradas com bandeiras e faixas. Os principais edifícios públicos e privados foram iluminados para a importante ocasião.
A Polícia do Território da Capital, assim como os governos provinciais, executaram planos de gestão de tráfego para a conveniência e segurança do público.
Enquanto isso, organizações literárias e culturais prepararam alguns programas com o objetivo de comemorar o aniversário.
O primeiro-ministro do país, Imran Khan, em sua mensagem do Dia da Independência, reiterou o compromisso do Paquistão com a estabilidade no Afeganistão.
‘Temos insistido sistematicamente que não há solução militar para o conflito no Afeganistão. O Paquistão continuará a apoiar um acordo político negociado para alcançar paz e estabilidade duradouras naquele país’, acrescentou Khan.
Ao celebrarmos o Dia da Independência, devemos reiterar nossa firme determinação de defender os valores nacionais de unidade, fé e disciplina, observou o primeiro-ministro do Paquistão em outro ponto de seu discurso.
msm / abm /ml