Às 02:00, hora local, no domingo, Grace estava a cerca de 320 quilômetros a leste-sudeste de San Juan, Porto Rico, com ventos máximos sustentados de 40 quilômetros por hora e uma velocidade de viagem de 35 quilômetros por hora.
Um alerta de tempestade tropical está ativo em todo o litoral norte do país, que aguarda o ataque do fenômeno meteorológico amanhã à noite.
A chegada de Grace pode complicar os esforços de resgate nos departamentos do sul, abalados no dia anterior por um terremoto de 7,2 graus na escala Richter aberta, com um saldo preliminar de 304 mortos e pelo menos 1.800 feridos, confirmou a Diretoria de Proteção Civil.
A entidade alertou que esses números podem aumentar, enquanto os trabalhos de resgate continuam, principalmente nos departamentos de Sur, Grand Anse e Nippes, os mais afetados pelo terremoto.
O balanço parcial dos danos estima que mais de 1.500 casas foram danificadas, das quais cerca de 800 desabaram completamente, e o desgaste também é registrado em 11 igrejas, cinco escolas e três hospitais.
Da mesma forma, a circulação pela Rota Nacional 7 foi interrompida, pois um deslizamento de terra causado pelo terremoto interrompeu o tráfego de veículos na estrada que liga as cidades de Jeremie e Les Cayes.
O terremoto ocorreu às 8h30, horário local, a 12 quilômetros de Saint Louis du Sud e a 13 quilômetros de Petit Trou en Nippes, ambas comunas a sudoeste de Porto Príncipe.
Os serviços sismológicos registraram pelo menos 15 tremores secundários, o mais forte dos quais foi de magnitude 5,8, com epicentro a cerca de 12 quilômetros ao norte-noroeste de Chardonnière.
jcm / ane / ls