Pelo menos 16 toneladas de alimentos, suprimentos médicos, água e outros itens foram descarregados no aeroporto internacional de Toussaint Louverture, na capital, pela Diretoria de Proteção Civil.
No dia anterior, as autoridades receberam outras 30 toneladas do governo venezuelano de Nicolás Maduro, que também anunciou o envio de equipes de resgate e assistência médica, bem como a ativação da Fundação Venezuelana de Pesquisa Sismológica, para avaliar outras implantações em resposta às necessidades do povo haitiano.
Outros países como a Costa Rica e o Panamá expressaram sua intenção de enviar ajuda humanitária para ajudar os necessitados.
No sábado passado, um terremoto de 7,2 graus de magnitude devastou o sul do Haiti, destruindo inúmeras infraestruturas sanitárias, educacionais e religiosas, assim como mais de 13.000 casas.
O Primeiro Ministro Ariel Henry prometeu agir mais rapidamente para fornecer ajuda às vítimas, algumas das quais ainda estão sob os escombros, à medida que a depressão tropical Grace se aproxima.
‘Vamos multiplicar dez vezes nossas energias a fim de alcançar o maior número possível de vítimas em termos de assistência’, anunciou o chefe de governo, que percorreu as áreas afetadas pelo terremoto.
mgt/ane/bm/gdc