Uma nota oficial pediu aos panamenhos ‘uma demonstração de solidariedade com as nações irmãs em desgraça’, com ênfase nas empresas privadas, e solicitou a contribuição de água, alimentos secos e enlatados, remédios, cobertores, kits de banheiro e toldos de campanha, principalmente. .
‘Em reunião realizada na tarde deste domingo, o vice-presidente José Gabriel Carrizo Jaén encarregou os ministros das Relações Exteriores de Governo, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Saúde a coordenarem o que for necessário para arrecadar a ajuda que o país puder fornecer nesses momentos aos irmãos haitianos ‘, informou a fonte.
Após o desastre causado pelo recente terremoto no Haiti, o Ministério das Relações Exteriores de Isthmian anunciou em sua conta oficial no Twitter que está preparando um contingente para enviar ajuda humanitária imediata.
‘A solidariedade e a ajuda ao povo haitiano vem do Panamá’, subscreveu o Ministério das Relações Exteriores da nação centro-americana, cuja chanceler, Erika Mouynes, dirige os preparativos para o embarque.
O Panamá abriga o Centro Logístico Regional de Assistência Humanitária (Clrah), que nos últimos dois anos ofereceu ajuda a 44 países latino-americanos no valor de 40,3 milhões de dólares.
Em declarações recentes à imprensa, o diretor da entidade, Alberto Sierra, assegurou que das 2.266 toneladas entregues no período, 872 mil foram destinadas ao combate à Covid-19.
Inaugurado em 2018 na zona franca do Panamá Pacífico, fazendo fronteira com a capital panamenha, Clrah facilita com sua localização a economia de tempo e dinheiro, além de ampliar a capacidade de resposta em casos de emergências na América Latina, Caribe e outras regiões do mundo.
Para isso, possui câmaras frigoríficas e três armazéns com capacidade total de 12 mil metros quadrados que garantem o armazenamento dos produtos, que em caso de desastre podem ser transferidos em um período de 24 a 48 horas em decorrência das facilidades logísticas da Panamá.
Este é o primeiro projeto do gênero na América Latina e Caribe que serve de plataforma para as atividades de recebimento, manuseio, armazenamento e redistribuição de insumos e equipamentos.
mem / orm / ls/gdc