Se os etíopes se unirem e enfrentarem os esforços da diplomacia ocidental e da mídia para torcer o caminho do país, a TPLF será desmantelada de uma vez por todas, disse o primeiro-ministro.
Por muitos anos de história, comentou, a Etiópia enfrentou vários desafios, mas nossos ancestrais nunca se sentaram para esperar, pelo contrário, estavam dispostos a se levantar bravamente contra os inimigos e pagar com a vida para honrar a nação.
Em um comunicado, Ahmed acusou ‘a diplomacia ocidental e muitos meios de comunicação de se tornarem eco das vozes da Frente’, uma organização declarada como grupo terrorista pelo Parlamento e supostamente responsável por inúmeras violações dos direitos humanos.
Por maiores que sejam as ameaças criadas no exterior ou os desafios que surgem dentro do país, quando há uma unidade sólida, o povo adquire as forças e as capacidades necessárias para superar qualquer desafio, frisou.
Nossos inimigos atacam desde o front da guerra e do front diplomático, portanto, todos aqueles que se preocupam com a sobrevivência da Etiópia devem se unir para lutar nas duas direções, exortou o Prêmio Nobel da Paz-2019.
É preciso trabalhar juntos, com muita harmonia, para fazer frente aos meios de comunicação e às pressões diplomáticas sobre o país, reiterou, e exortou ‘a aproveitar todas as oportunidades que temos para defender a campanha que se nos abre’.
Da mesma forma, apelou a ‘defender a verdade e desqualificar as notícias que prejudicam o país nos meios de comunicação social e geral, no país e no estrangeiro, individual e colectivamente’.
Em novembro de 2020, a Frente atacou o Comando Norte do exército federal em Tigray e Ahmed respondeu com uma ofensiva militar para neutralizá-lo e restaurar a legalidade na jurisdição.
Desde então, existe um governo provisório e procedimentos legais foram iniciados contra líderes do grupo, supostamente responsáveis por violações de direitos humanos antes e depois do ataque.
No final de junho passado, o governo decretou um cessar-fogo para facilitar o trabalho agrícola durante a época das chuvas e garantir a assistência humanitária, mas o grupo rejeitou e aumentou a criminalidade, segundo relatórios oficiais.
mem / raj / ls/gdc