A restrição de mobilidade começou às 22h00, horário local, no domingo e durará até as 04h00 desta segunda-feira, como parte das disposições contidas no Acordo Governamental aprovado na última sexta-feira no Conselho de Ministros.
A fim de cumprir esta medida nos próximos 30 dias, a Direção de Aeronáutica Civil publicou as etapas para os passageiros que chegam ao Aeroporto Internacional La Aurora durante estas horas para obter um salvo-conduto.
Isto inclui detalhes pessoais dos visitantes, detalhes de voo e detalhes dos motoristas e veículos para a transferência.
O Ministério da Economia também emitirá autorizações para pessoas ou empresas que precisam se deslocar durante o confinamento, incluindo pessoal de segurança pública, centros de saúde públicos e privados, serviços de telecomunicações, o Sistema Portuário, transporte de carga, indústrias farmacêuticas e alimentícias e produção agrícola.
A Polícia Nacional Civil realizará operações para monitorar o cumprimento das regras estabelecidas e a veracidade das informações fornecidas pelos empregadores.
O aumento do número de casos nas últimas semanas, com mais de quatro mil casos por dia e picos de quase cinco mil, bem como a presença da variante delta do coronavírus SARS-CoV-2, trouxeram vários hospitais gerais e os temporários, criados para tratar a doença desde o ano passado, à beira do colapso. Os médicos dos hospitais Parque de la Industria, Roosevelt e San Juan de Dios, na capital, abordaram em uma entrevista coletiva a situação crítica em suas instalações diante da avalanche de pacientes que chegam em condições graves, bem como a falta de pessoal para atendê-los.
Todos eles excederam suas capacidades e alguns enfrentaram surtos internos de Covid-19, o que complica ainda mais o panorama sanitário atual em dois anos e meio de pandemia.
Em resposta às críticas sobre o ritmo lento do plano de vacinação anti-Covid-19 em vigor desde fevereiro, o ministério ampliou o cronograma para incluir fins de semana para garantir uma maior cobertura, mas esta medida está agora sendo minada pelo toque de recolher.
De acordo com os dados mais recentes do Ministério, 2,6 milhões de pessoas receberam uma primeira dose, mas apenas 527.654 completaram o esquema, de uma população alvo de 10,5 milhões.
Desde 13 de março do ano passado, houve 413,40 mil infecções acumuladas e 11.155 mortes.
mem/mmc/bm/gdc