Um anúncio oficial divulgado nesta capital, sede do grupo, indicou que a cerimônia de posse será conduzida pelo primeiro-ministro de Antígua e Barbuda e atual presidente do Caricom, Gaston Browne.
Barnett foi eleito por unanimidade em 11 de maio em uma conferência de líderes da organização, substituindo Irving LaRocque, da Dominica, que está terminando seu segundo mandato de cinco anos consecutivos.
Seu currículo inclui sua atuação como Subsecretária Geral do Mecanismo de Integração do Caribe (1997-2002) e em outros cargos importantes nos Bancos de Desenvolvimento do Caribe e no Banco Central de Belize, bem como na presidência do Senado e vários ministérios em seu país natal .
Com um Ph.D. e BA em Economia pela University of the West Indies, Barnett também possui um MA em Economia pela University of Western Ontario, no Canadá.
O Caricom foi fundado há 48 anos pelo tratado de Chaguaramas e é composto por 15 estados e várias dependências britânicas no Caribe.
Os membros plenos são Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Grenada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Saint Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.
As Ilhas Virgens Britânicas, Turks e Caicos e Cayman, bem como Bermudas e Anguilla são membros associados, enquanto Aruba, Colômbia, Curaçao, México, Porto Rico, República Dominicana, Saint Martin e Venezuela participam como observadores.
mem / você / ls/gdc