Um debate virtual acontecerá entre 14h e 16h, horário local, e convoca oradores cubanos e oradores de outras nacionalidades para explicar os antecedentes da última agitação social, suas causas e seus instigadores.
A nação caribenha é alvo de uma operação político-comunicacional em consonância com as chamadas guerras de quarta geração, segundo especialistas e autoridades do país caribenho.
Dentro deste esquema desenhado para gerar desordem e instabilidade, o uso das tecnologias de informação desempenha um papel fundamental, assim como a divulgação de notícias falsas, aspectos contemplados na análise desta terça-feira.
O encontro digital é organizado pela Casa de las Américas, la Unión de Periodistas de Cuba, la Unión de Escritores y Artistas, la Asociación Nacional de Economistas y Contadores, la Red en Defensa de la Humanidad, el Centro Memorial Martin Luther King e a plataforma Resumen Latinoamericano (seus nomes em espanhol, para a acesso nas redes).
A sessão pode ser acompanhada através da plataforma Jitsi Meet, com tradução para o inglês, e através dos canais YouTube e Facebook dos centros patrocinadores e outras organizações e movimentos solidários com a ilha.
O mesmo acontecerá no dia 24 de agosto, quando o painel se concentrará nos temas ‘Desafios e urgências em Cuba frente ao bloqueio, a pandemia e a grave situação econômica’; entretanto, no dia 31 do mesmo mês, as análises se debruçarão sobre o tema: ‘Participação, diálogos, construção coletiva da unidade’.
Segundo os organizadores, como encerramento será transmitida uma intervenção do escritor e teólogo brasileiro Frei Betto.
O papel da sociedade civil, da cultura e da comunicação no atual contexto cubano, assim como a importância do trabalho comunitário em bairros vulneráveis e das políticas de inclusão, são outros temas para os quais os especialistas dirigirão seu olhar durante este ciclo de reflexão.
asg / kmg / cm