25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Vítimas boliviano de massacres aguardam relatório do golpe de 2019

Vítimas boliviano de massacres aguardam relatório do golpe de 2019

La Paz, 17 ago (Prensa Latina) Vítimas de Senkata e Sacaba aguardam às portas do Banco Central da Bolívia para a apresentação hoje do relatório sobre a violação dos direitos humanos no golpe de 2019.

Peritos internacionais realizaram uma investigação no país durante oito meses, a partir da qual entrevistaram 400 pessoas, analisaram mais de 120 mil processos e ouviram depoimentos de organizações sociais, além de testemunhas de atos de violência e instituições.

Os resultados, que serão oficializados dentro de uma hora em cerimônia pública na principal instituição financeira boliviana, ‘ajudarão no processo que está sendo seguido, mas sobretudo para divulgar a verdade dos fatos ocorridos’, assegurou à imprensa uma das pessoas que se reuniram no local.

‘Mataram-nos como animais, agora estou inválido e não posso trabalhar, por isso peço justiça e 30 anos de prisão para Jeanine Áñez, sem direito a perdão’, declarou Ambrosio Yucra, baleado no massacre de Huayllani (Cochabamba).

O Procurador-Geral do Estado, Wilfredo Chávez, anunciou que uma vez conhecido o documento do Grupo Interdisciplinar de Peritos Independentes (GIEI), o objetivo do governo será a busca incessante pela justiça.

‘Há uma grande expectativa a nível nacional e internacional para sabermos o alcance que o GIEI preparou. É uma notícia que deve nos fazer refletir sobre o que aconteceu em 2019’, frisou.

Além disso, indicará o caminho que o país deve seguir para fechar todas as vias da impunidade e alcançar a justiça, que é o que todos desejamos, acrescentou Chávez em entrevista à Rede Patria Nueva.

Lembrou que este é o segundo relatório sobre os lamentáveis ​​acontecimentos de novembro de 2019. No primeiro, publicado naquele ano, foi constatada a violação dos direitos humanos por uniformizados e paramilitares contra o povo boliviano, afirmou.

‘Agora é uma investigação completa. Muitas pessoas estiveram nas entrevistas e esperamos que o relatório atenda às expectativas de todos’, disse ele.

mem / znc / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES