24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Autoridades da ONU informarão sobre a situação no Afeganistão

Autoridades da ONU informarão sobre a situação no Afeganistão

Nações Unidas, 18 ago (Prensa Latina) Autoridades de várias agências da ONU que trabalham no Afeganistão oferecerão hoje um panorama da situação atual naquele país, desenvolvida depois que o Talibã assumiu o controle.

A diretora da equipe do Programa Mundial de Alimentos nessa nação centro-asiática, Mary Ellen McGroarty, e o responsável por operações de campo e emergenciais do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Mustapha Ben Messaoud, informarão de forma virtual à imprensa que acompanha as Nações Unidas.

O chefe de proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados no Afeganistão, Aurvasi Patel, também participará do encontro online, de acordo com um comunicado divulgado aqui.

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, garantiu que a equipe do organismo multilateral em território afegão vai manter a sua presença e está agora trabalhando para se adaptar à complexa situação de segurança.

Como a manchete enfatizou na segunda-feira no Conselho de Segurança, a comunidade internacional não deve abandonar o povo afegão neste momento de grande necessidade.

‘As Nações Unidas vão ficar e cumprir seu compromisso de apoiar a população’, enfatizou Guterres em uma reunião de emergência desse órgão convocada após a tomada do poder pelo Talibã.

‘A comunidade internacional deve unir-se e agir a uma só voz para defender um governo inclusivo no Afeganistão e o respeito pelos direitos humanos em geral, e pelos direitos das mulheres em particular’, disse o diplomata português à imprensa.

Também destacou que é urgente garantir que o terrorismo não tenha mais abrigo naquele país e para isso é necessária a unidade do Conselho de Segurança e da comunidade internacional.

No dia anterior, o ministro das Relações Exteriores do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, se reuniu com uma delegação do Talibã liderada por Mullah Abdul Ghani Baradar, co-fundador do movimento armado islâmico.

A reunião acontece poucas horas depois do Talibã assumir o poder no país da Ásia Central, com pouca resistência do governo Ashraf Ghani e apesar das muitas negociações realizadas em Doha.

Diferentes países já evacuaram seus cidadãos e pessoal diplomático e muitas pessoas buscaram maneiras de deixar o Afeganistão, especialmente aqueles que trabalharam para o governo anterior ou para os estadunidenses, presentes no país da Ásia Central desde a invasão de 2001.

ga / ifb /cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES