25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba defende uma Internet segura para sua população

Cuba defende uma Internet segura para sua população

Havana, 18 ago (Prensa Latina) Cuba promove cada vez mais o acesso à Internet em todo o país, mas rejeita o uso que alguns fazem deste espaço hoje para desinformar, incitar o ódio e a violência.

Atualmente, mais de cinco milhões de usuários utilizam a rede de redes neste país caribenho, seja pelo celular ou por os meios, além disso, foi desenvolvida a conectividade institucional, com uma cifra de mais de 50 mil acessos, disse Tania Velázquez, presidenta executiva da empresa de telecomunicações Etecsa.

No programa televisivo Mesa Redonda, a responsável acrescentou que só em 2021 foram instalados mais de 2.700 acessos em centros de ensino, investigação e produção de medicamentos, bem como em policlínicas, hospitais e centros de isolamento, sucursais e caixas eletrônicos, gabinetes, entre outros lugares. A isso são adicionadas mais de 2.300 salas de navegação.

A política de desenvolvimento da Internet em Cuba preconiza o uso das plataformas digitais como um importante canal de comunicação e interação, inclusive do governo com seus cidadãos, mas baseado no respeito, proteção e integridade de todas as pessoas.

A ministra das Comunicações, Mayra Arevich, denunciou que nos últimos tempos as ações dos Estados Unidos têm sido muito convulsivas, por meio das plataformas digitais, para promover a desinformação e estimular a violência.

Assinalou que Cuba denunciou tais fatos, mas a nação do norte não deu resposta.

O vice-ministro cubano das Comunicações, Wilfredo González, destacou que as plataformas de mídia social violaram suas próprias regras ao permitir mensagens odiosas contra este país; o que foi denunciado.

‘Transmissões de rádios amadoras com conteúdos que estimulam a desordem pública e a violência também têm sido detectadas sistematicamente na ilha’, citou ela como outro exemplo.

‘Por todos esses elementos, reafirmamos que os Estados Unidos estão usando o ciberespaço como arma de guerra não convencional’, disse a vice-ministra.

Desde ontem, Cuba conta com um novo marco jurídico em matéria de telecomunicações, que ampliará, entre outros aspectos, o modelo de ação de resposta a incidentes de segurança cibernética, disponível na Gaceta Oficial.

Desta forma, pretende-se garantir, através da gestão de incidentes de cibersegurança, a prevenção, detecção e resposta rápida a possíveis atividades criminosas e lesivas que possam ocorrer no espaço virtual. Por outro lado, embora Cuba não tenha um contrato de prestação de serviços com plataformas de mídia social devido ao bloqueio imposto pelos Estados Unidos há mais de 60 anos, pode registrar e denunciar tais violações, muitas das quais até violam suas próprias regras de uso.

ga / rbp /cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES