A Direção Geral do Livro e Promoção da Leitura, com o apoio do Ministério da Cultura e do Esporte da Espanha, apresentou uma estratégia voltada para feiras e eventos relacionados ao tema.
Para resgatar o ímpeto desse milenar exercício humano de autoaperfeiçoamento, foi elaborada uma espécie de roteiro voltado para melhorar a circulação das obras e consolidar a posição da literatura espanhola e abrir mercados.
Desde o início surge a Feira do Livro mais prestigiada do mundo, a de Frankfurt, na Alemanha, marcada para os dias 19 a 24 de outubro, tendo o Canadá como convidado de honra, que dará esta distinção à Espanha até 2022.
Segundo os idealizadores da iniciativa de estimular ao livro e à leitura, seguirá a plataforma booksfromspain.com integrada, ao frankfurtrights.com, que permite que editoras e agentes literários com títulos com direitos livres para tradução, carreguem-nos com informações muito completas.
A este respeito, o Ministério em questão destacou que esta política cultural internacional recupera e aprofunda o seu apoio à internacionalização do sector do livro.
Ainda este ano, a Espanha estará na Feira do Livro de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, de 3 a 13 de novembro, especializada em literatura infantil e juvenil.
Além disso, no mês de novembro, a Espanha estará presente na Feira do Livro de Ljubljana, na Eslovênia, de 23 a 28, que reúne profissionais do Leste e Nordeste da Europa.
Com a Mesa do Livro, a União Europeia e o mercado estrangeiro do domínio, a Espanha aspira a participar num calendário de missões comerciais para 2022 e 2023 que responda aos seus objetivos estratégicos.
Paralelamente, o Ministério da Cultura procura reforçar o apoio à tradução de obras para línguas estrangeiras, bem como procurar bolsas de estudos e residências no estrangeiro para jovens autores, ilustradores e tradutores.
ga / ft / fav