O atual presidente da instituição, Luis Morlote, entregou a distinção Raúl Gómez, concedida pelo Ministério da Cultura, a trabalhadores com mais de 20 anos no setor, durante cerimônia realizada na sede da capital.
Morlote agradeceu a todos os trabalhadores e companheiros da actividade quotidiana que, de forma anónima e humilde, permitem o trabalho da entidade cultural ao mesmo tempo que recordou o papel conferido pelo Comandante em Chefe, Fidel Castro, a escritores e artistas.
Da mesma forma, o secretário-geral da Central Operária Cubana, Ulises Gilarte, concedeu o selo 80 do CTC à Uneac em homenagem ao trabalho realizado por ‘esta organização que permanece no centro da batalha cultural e ideológica’.
Em suas observações introdutórias, a vice-presidente Magda Resik elogiou todas as pessoas que tornam possível o funcionamento interno da Uneac, que com seu senso de dever e compromisso permanente valorizam o trabalho artístico.
O evento contou com a presença de sócios e intelectuais como o presidente honorário, Miguel Barnet; O vice-ministro Fernando Rojas assim como artistas de renome e prêmios nacionais, entre eles os criadores Lesbia Vent, Nancy Morejón e Corina Mestre.
A programação comemorativa incluiu o concerto do trovador cubano Tony Ávila, bem como a inauguração de espaços restaurados nas instalações da sede da capital e uma exposição ao ar livre composta por 40 obras de artistas cubanos.
mem / chm/glmv